segunda-feira, 13 de junho de 2011

Os Diamantes

Segundo a lenda, um casal de índios vivia, juntamente com sua tribo, à beira de um rio da região Centro-Oeste. Ele, um guerreiro poderoso e valente, chamava-se Itagibá, que significa "braço forte". Ela, uma jovem e bela moça, tinha o nome de Potira, que quer dizer "flor". Viviam os dois muito felizes, quando sua tribo foi atacada por outros selvagens da vizinhança. Começou a guerra e Itagibá teve que acompanhar os outros guerreiros que iam lutar contra o inimigo. Quando se despediram, Potira não deixou cair uma só lágrima, mas seguiu, com o olhar muito triste, o marido que se afastava em sua canoa que descia o rio. Todos os dias, Potira, com muita saudade, ia para a margem do rio, esperar o esposo. Passou-se muito tempo. Quando os guerreiros da tribo regressaram à sua taba, Itagibá não estava entre eles. Potira soube, então, que seu marido morreu lutando bravamente. Ao receber essa notícia, a jovem índia chorou muito. E passou o resto da vida a chorar. Tupã, o deus dos indíos, ficou com dó e transformou as lágrimas de Potira em diamantes, que se misturaram com a areia do rio. É por isso, dizem, que os diamantes são encontrados entre os cascalhos e areias do rio. Os diamantes são as lágrimas de saudade e de amor da índia Potira.

9 comentários:

  1. nós aprendemos muitas coisas lendo lendas e reescrevendo, muitas lendas são; engraçadas outras tristes, ou até mesmo romanticas outras dão medo eu ane caroline mas pode me chamar de carol e a Gabi fizemos isso com muito amor e muito carinho espero que guarde isso porque quando formos pra RUBENS isso é pr vc lenbrarem da gente todos os dias
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. ESSA lenda e muito antiga fazia parte dos povos
    indígenas portanto eles contaram para virar comentario
    na cidade todo o povo foi morrendo, mas as crianças foram nascendo.
    Bruno

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito dessa lenda porque fala sobre uma india que chorou muito, e Tupã transformou suas lágrimas em diamantes.
    Essa lenda é muito interessante.
    Breno Henrique

    ResponderExcluir
  4. Achei lindo e profundo pois após falecer seu marido, a índia chorou tantas lágrimas de saudade e de amor.que Tupã com dó da moça fez que ela chorasse para cada lágrima um diamante.
    Esta lenda passou uma mensagem que mesmo amando as pessoas o amor não pode apenas trazer alegrias mas também tristezas...

    ResponderExcluir
  5. EU AC0HEI A HISTORIA TRISTE NO FINAL PORQUE A INDIA CHOROU PELA PERDA DE SEU MARIDO.
    MAS TAMBEM ACHEI A LENDA BONITA.
    VINICIUS

    ResponderExcluir
  6. OS DIAMANTES

    nós achamos a lenda muito interessante esta LENDA representa a tristeza e fala, que as lagrimas de amor pode se transfformar em diamantes.

    ane caroline e gaby.

    ResponderExcluir
  7. o proposito e muito interessante a lenda procura explicar a origem dos diamantes de origem indigena a lenda explica que as lagrimas viraram os diamantes.
    GUILHERME

    ResponderExcluir
  8. Eu achei a lenda muito interessante fala da origem e surgimento dos diamantes a india chorou muito e suas lagrimas viraram diamantes.
    Juliana

    ResponderExcluir
  9. Explica a lenda que ha muito tempo um casal,que era paixonado se separam e a india começou a chorar muito então Tupã fez com que ela chorasse lagrimas de diamante.
    Breno Oliveira

    ResponderExcluir